terça-feira, 16 de agosto de 2011

Meu Deus...x_x'

Um dia você acorda e se depara com o presente, 23 anos de idade, caminhando para os 24 e...e nada, nem casa, nem carro, nem trabalho, nem estudos, 23 anos inteiros e tudo que se tem é um computador e uma bicicleta, nada de viagens, de experiência, de relacionamentos, nada de nada. Aí você para pra pensar se existe alguma coisa boa nisso tudo que compense todas as demais, afinal, não há a menor possibilidade de você ter passado todos esses anos sem fazer ou obter qualquer coisa se seja motivo de orgulho e te faça sentir alguém importante, daí você pensa, pensa, pensa, e não encontra motivos pra levantar as mãos para o alto e gritar o quanto está realizada. E não adianta falar que tem amigos e família que valem a pena todos os anos, você poderia muito bem ter amigos e família e ainda sim ser bem sucedida, nenhuma dessas coisas te impede de seguir em frente, terminar os estudos, conseguir um trabalho e começar a se sustentar, ou pelo menos se locomover sem ter que esperar meia
hora no ponto por um transporte público.
Você se deprime, tem todos os problemas emocionais que te levam a tomar remédios tarja preta, aí sim sente-se ainda mais inútil, com muito menos possibilidades de vencer na vida, e é óbvio que isso só tende a piorar se você mantém a postura de ser a pessoa que toma anti-depressivos em massa, come e dorme. Essa não é a tentativa de escrever um texto de auto ajuda, não, isso nem passou pela minha cabeça, essa é uma tentativa de não precisar ler um desses livros cuspidos, é a tentativa de tomar o controle da vida antes que os tarja preta se tornem comuns pra mim.
Não consigo imaginar quantas pessoas estão assim hoje em dia pra formular uma estatística ou gráfico, nem me importo muito com isso pra ser sincera, ninguém se importa. Eu me importo em não ser uma dessas pessoas derrotadas e é mais do que claro que cada um pensa assim sobre si também, mas nem todos se preocupam, quem tem algum problema considerado sério, como alcoolismo, ou mesmo a depressão, e busca um grupo do tipo AA, não está preocupado com o carinha da frente que tem o mesmo problema que ele e vem tentando superar da mesma forma, mas sim em ouvir que tem gente tão ruim quanto, e que se não correr atrás do prejuízo, vai ficar pior que aquela gente que ele mesmo acha maluca.
Ainda não pensei em nada pior do que ver alguém da sua idade bem sucedido e se deparar com o espelho, deve existir e eu mesma já devo ter citado aqui que não existe coisa pior do que isso ou aquilo, mas nesse momento, a pior coisa do mundo é essa, olhar pra alguém com a sua idade ou menos que já construiu uma vida ou pelo menos está a caminho disso e notar que você não tem NADA, isso mesmo, NADA. Quem a comida que você come não é você, quem paga a luz que você usa, a água que você bebe e se banha, NADA, ou seja, você é um parasita, um ser que basicamente se alimenta do trabalho alheio pra viver, e é isso. Nada de biscoitos pra você, recompensa alguma, você não merece, não passa de estorvo, é verdade, estorvo, algo que até chega a atrapalhar por sua inutilidade. Acha que estou sendo malvada? Que estou exagerando com as palavras? Na-na-ni-na-não! Estou sendo sincera, e tomo pra mim cada uma dessas ofensas, são ofensas para o crescimento, não para a destruição. As vezes a gente precisa ser xingado, nem que seja por nós mesmos.
O mundo não perdoa aos fracos, e cada vez que deixamos de ser útil, somos jogados fora, e levantar do lixo é muito mais difícil do que evitar cair nele. Uma vez minha mãe me disse o seguinte: "Cuidado pra não perceberem que não precisam de você, ninguém é insubstituível.". Eu achei isso um absurdo, a gente cresce ouvindo por aí que cada pessoa é única e insubstituível, que não é possível colocar uma pessoa no lugar de outra e todo esse blá blá blá. Talvez pro mundo dos relacionamentos, quiçá, isso funcione e seja verdade, quiçá! Mas pro mundo dos negócios? Não meu amigo, a zica é encontrarem alguém muito mais capacitado do que você, e isso sim seria uma substituição, a menos que você já esteja cerca de 5 a 10 anos na mesma empresa, assim pensarão duas vezes, é muito direito pra ser pago, ou pensou que eu diria que teriam consideração por tempo de serviço? Balela total, eles não estão nem aí, seu salário já seria alto demais e eles adorariam que você se demitisse, talvez até o levem a fazer isso, seria um lucro incrível.
Mas enfim, eu espero que esse tempo de inutilidade não perdure, a depressão já está batendo na porta e eu to segurando pra ela não entrar, se alguém conhecer um programa de auto ajuda anônimo por aí, bem, deixa pra lá.


Um comentário:

  1. [2]
    Não sei ao certo o que dizer, mas me veio a cabeça uma frase de Tomás de Aquino que resume parte disso:
    "Quanto mais scientia (conhecimento), maior a depressão: porque se constata quão deficientes são as coisas do mundo".

    ResponderExcluir